segunda-feira, 28 de maio de 2012

Resenha 2 - Jogos Vorazes



Autora
 Suzanne Collins. Ela é americana e começou sua carreira escrevendo programas para a Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso dos roteiros. Estudou na Escolas de Belas Artes de Alabama e cursou drama e telecomunicações na Indiana University.

Sinopse
 
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte.
 Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar.  Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Resenha
 Na história, Katniss tem que se decidir entre matar ou morrer. Você, leitor como eu, terá que se decidir entre ler compulsivamente ou tentar prosseguir com sua vida, sua rotina. Acredite, você provavelmente escolherá a primeira opção. Ler compulsivamente. O livro te prende até quando não está lendo, é possível ficar acordado durante a noite pensando na história ou se imaginar dentro da arena com Katniss e Peeta enquanto está almoçando, estudando, trabalhando ou fazendo qualquer outra coisa. Jogos Vorazes é um fenômeno.

 O livro é dividido em três partes (os tributos, os jogos, o vitorioso) e as partes são divididas em diversos capítulos. A história começa mesmo a pegar fogo quando os jogos começam, ou seja, depois do fim da primeira parte.

 Em alguns pontos do livro tentei enxergar a história como um morador da capital. O tipo de pessoa que vê os jogos vorazes apenas como diversão e entretenimento e não como uma batalha cruel e mortal. Foi nesse momento que percebi que a história criada por Suzanne Collins pode ser muito mais complexa do que nos é apresentada. Ouvi boatos de que parte dessa complexidade é revelada no segundo livro.

 A história é extremamente original e pouquíssimas vezes se mostra lenta. O modo como os capítulos são encerrados, não podem ser descritos de outra forma, senão agonizantes. É quase impossível não avançar e ler ao menos o começo do próximo capítulo.

 Contrariando a opinião de milhões de fãs da trilogia, confesso que Gale só me pareceu enjoado e metido até agora e espero que isso mude nos próximos livros. Já Peeta é verdadeiramente um personagem encantador, já torcia por ele no início do livro. Os tributos dos distritos 1, 2 e 4 são chamados Carreiristas, por terem se preparado para os Jogos durante toda a vida. Eles são responsáveis por conquistar nossa antipatia logo no início também.

Talvez essa seja a mais polêmica frase da resenha, mas tenho de escrevê-la. Cinna me irrita. Ele tenta ajudar o tempo todo e mesmo eu sabendo que suas intenções são reais, sinto falsidade em suas falas, em suas ações. Ele é o estilista de Katniss e talvez te encante profundamente durante a leitura, diferentemente do que aconteceu a mim.

 Os personagens e os cenários são bem construídos e os conflitos que os rodeiam, melhor ainda. Arrisco-me a dizer que talvez seja a melhor distopia que já li. Jogos Vorazes, incrivelmente bom, grandiosamente recomendado. Leiam!

Avaliação


Trecho do Livro
 
- Abaixa aqui um minutinho - pede ele. - Preciso te dizer uma coisa. - Inclino-me e ponho o ouvido bom na altura da sua boca, que faz cócegas quando ele sussurra. - Lembre-se, nós somos loucamente apaixonados um pelo outro, então não há problema algum em você me beijar sempre que tiver vontade. 
                                                                                            Página 271



Nenhum comentário:

Postar um comentário